quinta-feira, 4 de junho de 2020

Cunhã, Clitória, feijão-borboleta

Clitoria ternatea L.

Conheci esta flor com este lindo tom de azul em uma de minhas caminhadas. Trouxe uma para casa para pesquisar e algumas vagens secas. Fiquei admirada em saber que além das propriedades medicinais, ela é comestível e ótima para o solo.

O chá feito com a flor fica azul e, se pingar umas gotinhas de limão, fica cor-de-rosa. Claro que fiz um arroz para testar! Vejam que lindeza!!!

Na medicina tradicional ayurvédica, são atribuídas várias qualidades, incluindo propriedades de aumento de memória, nootrópicas, antiestresse, ansiolíticas, antidepressivas, anticonvulsivantes, tranquilizantes e sedativas.

* Os nootrópicos, também chamados de drogas inteligentes, potenciadores de memória, potenciadores de neuro, potenciadores cognitivos e potenciadores da inteligência, são medicamentos, suplementos, nutracêuticos e alimentos funcionais que supostamente melhoram as funções mentais, como cognição, memória, inteligência, motivação, atenção e concentração. Os nootrópicos são pensados para trabalhar, alterando a disponibilidade do fornecimento de neuroquímicos do cérebro, melhorando o suprimento de oxigênio do cérebro ou estimulando o crescimento nervoso.

As flores possuem antocianinas. As antocianinas são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas e brilhantes de frutas, flores e folhas que variam do vermelho vivo ao violeta e azul. A antocianina é importante na prevenção da degeneração das células, ou seja, possui atividade antioxidante.

As vagens jovens são comestíveis e usadas como vegetais nas Filipinas.

Ela pode ser usada como forrageira, pendente e com treliça. Gosta de sol mas tolera meia sombra.

A minha está na calçada e estou usando a palmeira como suporte. Está linda!!!

Eu espero as flores enfeitarem minha calçada e, quando começam a se fechar, coleto e guardo na geladeira. Ficam murchas mas continuam colorindo!!!

Que tal uma cunhã no seu jardim comestível?!

Psicobeijos🙌🌿💚

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perpétua-do-Brasil, “terramicina”

Eu conheci esta plantinha com o nome de “terramicina” em virtude de seus usos na medicina popular. Com o tempo, descobri se tratar, também, ...