
Para quem não sabe, as folhas de batata-doce são comestíveis e possuem muitos nutrientes, como: vitamina C, vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico e são grande fonte de antioxidantes.
Wilmer Barrera e David Picha, do Centro Agrícola da Universidade Estadual de Louisiana, publicaram um estudo de pesquisa em HortScience que mostra que as folhas maduras e jovens de batata-doce podem fornecer quantidades significativas de vitamina B6 (piridoxina) e outras vitaminas essenciais.
Barrera e Picha concluíram que os teores de ácido ascórbico, riboflavina e vitamina B6 eram maiores nas folhas do que nas outras partes da planta. “Nossos resultados indicam que as folhas maduras e jovens de batata-doce podem fornecer quantidades significativas de vitamina B6 para a dieta humana”, disseram. Eles observaram que o teor de vitamina B6 contido nas folhas se compara bem com frutas e vegetais, como brócolis, abacates, cenouras, bananas e couve-flor.
As folhas mais jovens e tenras contêm grandes quantidades de vitamina C (ácido ascórbico) e as folhas mais maduras contêm maior teor de vitamina B2 (riboflavina).
A vitamina B2 é fundamental para as reações químicas do metabolismo, formação de células vermelhas do sangue e está envolvida na ativação da vitamina B6 e produção de glicose pelo organismo.
A vitamina B6 é responsável pelo metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva.
As folhas podem ser consumidas em refogados, sopas, caldo verde, recheios, coberturas, bolo, etc.
Você pode plantar a batata-doce ou suas ramas na horta, no jardim, em vasos pequenos ou grandes e em floreiras pendentes.
Aproveite todo o potencial desta folha que é uma delícia!!!
Psicobeijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário